segunda-feira, 30 de abril de 2012

Psicologia Cognitiva

Olá pessoal!
Hoje vamos falar sobre outro assundo dentro da Psicologia, a Psicologia Cognitiva. Para começar, colocamos abaixo um vídeo que resume um pouco do que foi falado na nossa última postagem e da uma pequena introdução no que vamos falar agora:






Com esse vídeo vocês já podem ter uma noção do que é a Psicologia Cognitiva, mas e o que é a cognição? Bom, cognição é o ato de adquirir conhecimentos através da percepção, traduzindo, é a forma que o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cincos sentidos (tato, audição, visão, paladar, oufato). E se cognição está relacionada diretamente a aprender, o que seria a aprendizagem? Se depois de passar por alguma experiência conseguimos fazer algo que antes não conseguíamos, então a aprendizagem aconteceu.





 Logo, juntando os conceitos anteriormente ditos, Psicologia Cognitiva seria o ramo da Psicologia que trata do modo como as pessoas percebem, aprendem, lembram e representam as informações que a realidade fornece. Os principais objetos de estudo desse ramo seriam a percepção, o pensamento e a memória. O termo "Psicologia Cognitiva" que nomeia essa ciência começou a ser usado com a publicação do livro Conitive Psychology de Ulrich Neisser em 1967. Com o surgimento da Psicologia cognitiva o estudo dos processos cognitivos foi feito em níveis bem mais superiores, pois antes estes não eram colocados em foco de análise, ao contrário, eram vistos como apenas um comportamento dentre vários.





 Existem algumas áreas na Psicologia cognitiva que além de estudar o pensamento humano desenvolvem pesquisas sobre inteligência artificial, que é o estudo que tenta fazer com  que os computadores se comportem de modo inteligente. No séc XX houve um grande impulso através desses estudos, permitindo relacionar e comparar, os processos humanos e animais de adquirir informação com os processos eletrônicos, como o computador. Um grande número de conceitos foi absorvido da ciência da computação e utilizado nas teorias psicológicas.

Na Psicologia Cognitiva houveram pensadores que tiveram grande destaque, sendo o principal Jean Piaget. Ele dizia que a aprendizagem é entendida como o aumento do conhecimento, que só ocontece quando o esquema de assimilação passa pelo processo de acomodação. Em outras palavras para que alguém aprenda é preciso que haja uma reconfiguração da estrutura cognitiva do indivíduo, é por meio de assimilação e acomodação que as estruturas cognitivas se adaptam. A assimilação refere-se à interpretação de eventos existentes, e acomodação diz respeito à modificação da estrutura cognitiva com a finalidade de compreender o meio.


                                                   
"Os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios."
Jean Piaget


Esse foi o nosso breve resumo sobre Psicologia Cognitiva. Para os interessados no assunto deixamos a nossa recomendação de livros: Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia, de Ana Mercês, Odair Furtado e Maria de Lurdes, da editora Saraiva. Nesse livro o assunto é tratado somente no capítulo 9. Um outro livro seria o Psicologia Cognitiva e Suas Implicações Experimentais, de John R. Anderson, da editora LTC. Esse trata somento do assunto, o explicando em mínimos detalhes.

Esparamos que tenham gostado, aguardamos por comentários!
Bjs do Asas da Alma ;*