segunda-feira, 16 de abril de 2012

Funcionalismo e Estruturalismo

Olá!
Estamos aqui hoje para falar do nosso primeiro tema: o Funcionalismo e o Estruturalismo. Essas foram uma das primeiras abordagens na Psicologia, depois que esta se libertou da filosofia. Esse processo de libertação se deu a partir do momento em que a Psicologia começou a agir de acordo com as ideologias da ciência.

O Funcionalismo foi elaborado por W. James nos Estados Unidos. Ele tinha como foco a busca pelas respostas das perguntas "o que fazem os homens" e "por que o fazem". Para isso, a consciência foi seu objeto central de estudo, já que é ela que o homem usa para se adaptar ao meio. Em relação à consciência, James se dedicou ao estudo do seu funcionamento, por isso o nome Funcionalismo.

W. James

Já o Estruturalismo, idealizado por Titchener, como o próprio nome sugere, estudava as estruturas da consciência. Suas ideias principais tem as mesmas preocupações das do Funcionalismo, o que causa a diferença maior entre as duas abordagens era o foco, enquanto uma se preocupava com o funcionamento da consciência, a outra estava mais interessada em compreender os estados elementares desta como estrutura do sistema nervoso central.

Titchener

Quando a Psicologia surgiu, Wundt, um dos nomes mais importantes em seu surgimento, utilizou de uma técnica chamada Intropeccionismo, nela o pesquisador observa os conteúdos de seus próprios estados mentais, tomando consciência deles. Esse também foi o método adotado por Titchener no Estruturalismo. Fizemos para vocês um vídeo para facilitar a compreensão de como funciona o Intropeccionismo:


A abordagem de Titchener foi apreciada por James em relação a escolha do objeto de estudo, porém, James não concordava com a forma de se explorar esse objeto. Ele dizia que o estudo dos processos da consciência não se limitam à discrição da estrutura desta, para ele a mente consciente fica em constante fluxo e interação com o meio.


Esperamos que tenham gostado do post e que ele tenha servido para vocês conhecerem um pouquinho mais sobre a história da Psicologia.

Deixe seu comentário para nós! Queremos sua sugestão e se tiver críticas nós aceitamos também! ;)

Bjs da Asas da Alma ;*